As peças de planejamento (PPA-LDO-LOA) retratam as necessidades da população e o Plano de Governo do administrador. Deve possuir a priorização das ações e como estas serão sustentadas pela capacidade de obtenção de recursos próprios e vinculados.
Para este trabalho, podemos apoiar em atividades como, na:
É por em prática o que foi planejado, absorvendo também situações inesperadas e que precisam ser tratadas quanto aos controles e registros sobre a arrecadação, despesa, financeiro e as influências do almoxarifado e patrimônio.
Pode afetar as definições do planejamento público diante de uma nova realidade.
Atuamos em atividades como:
A Contabilidade tanto repassa como recebe informações de outras áreas, como as classificações de receita e despesa, os saldos orçamentários e financeiros, as arrecadações e despesas ocorridas, etc.
Esta integração carece ser fortalecida quanto a definição de padrões, regras e procedimentos devido as divergências existentes entre as áreas.
Se este cenário não for trabalhado afeta de forma negativa a prestação de contas. Podemos agregar através dos seguintes trabalhos:
A contabilização é um processo de verificação e sumarização de todos os atos e fatos ocorridos em um órgão público, no contexto do planejamento, da execução orçamentária e de situações independentes desta execução. Contempla também a apuração dos resultados, demonstrando a situação econômica, financeira e patrimonial do ente público, fortalecendo a credibilidade da administração perante a população, os fiscalizadores e para os agentes financiadores.
Diante das mudanças constantes das regras deste negócio atuamos em:
O país tramita por um processo evolutivo dadas as constantes modificações nas regras deste negócio, nas legislações que o afetam e nos prazos para a entrega das prestações de contas. Este processo deverá perdurar por um longo período. Erros ou divergências em informações ou a perda de prazos podem gerar pesadas sanções aos administradores públicos e aos técnicos responsáveis.
Para apoiar nestes desafios, atuamos com:
Para os órgãos de Previdência própria existem regras específicas e rígidas, ditadas pelos órgãos de fiscalização quanto a contabilização dos atos e fatos ocorridos.
Manter-se atualizado e aderente aos preceitos das legislações e das obrigações é crucial. Caso contrário, podem ocorrer punições como a perda de certidões que afetam inclusive a prefeitura do município.
Apoiamos este processo através de atividades como: